Homeopatia
A homeopatia, vertente da medicina holística, foi desenvolvida no final do século XVII por Samuel Hahnemann. Sua metodologia não foca apenas na doença do paciente, uma vez que observa o indivíduo como um todo, equilibrando sua energia vital. Dessa forma, o corpo é estimulado pelos medicamentos a desenvolver uma resposta orgânica e natural para sua recuperação. Em sua formulação são utilizadas substâncias vegetais, minerais e animais, de forma ultra diluída.
A prescrição fornecida por um veterinário homeopata é baseada não apenas na queixa clínica apresentada, mas em todo o quadro do paciente. Devido a necessidade de individualização, três pacientes diferentes com a mesma doença podem receber diferentes medicamentos homeopáticos.
Nos animais, sua aplicação tem amplo espectro e seu uso pode ser associado à medicação alopática do paciente. É utilizada no tratamento de alergias, insuficiências renais, doenças pulmonares, articulares, alterações endócrinas/metabólicas e disturbios de comportamento, entre outros. A homeopatia é muito indicada para pacientes idosos, pois não apresenta os efeitos colaterais das medicações convencionais. Possui papel coadjuvante nos tratamentos oncológicos, trazendo bem estar e qualidade de vida ao animais.