Xavier é um felino jovem, vem realizando tratamento para hiperestesia felina com Acupuntura e Homeopatia. Apresentava crises intensas ao longo do dia, seus tutores já estavam muito angustiados. Observavam episódios de lambedura compulsiva, contrações excessivas no dorso, agitação repentina, como se algo estivesse atacando seu corpo (veja no vídeo). Excluída outras possíveis causas, como dores articulares, pulgas e dermatites, constatou-se o quadro de hiperestesia felina.
Logo na primeira semana de tratamento as crises começaram a reduzir. Hoje chegamos a terceira semana de tratamento e as crises que eram diárias e bem agudas, já não ocorrem mais. Tutores felizes, felino equilibrado e a gente está pura alegria.
====Entenda sobre a Hiperestesia Felina===
A síndrome da hiperestesia felina (SHF) é uma doença rara. Sua origem é muitas vezes desconhecida, alguns autores acreditam que sua etiologia seja comportamental (transtorno obsessivo compulsivo) enquanto outros tratam como episódios de dor neuropática.
Nos quadros de hiperestesia é como se o gato reagisse a ataques imaginários, principalmente na região das costas, devido a intensa sensibilidade. Ondas de contração excessiva nas costas, movimentação em excesso das orelhas, lambeduras compulsivas que ocasionam lesões na pele, tudo parece muito exacerbado. O felino muitas vezes apresenta um quadro de intensa atividade, durante as crises.
A explicação dos autores que definem a causa da doença como um comportamento obsessivo é de que fatores ambientais possam desencadear um episódio através da estimulação do hipotálamo e do sistema límbico. O Prognóstico é reservado. -
-
Vetchi- Medicina Veterinária Holística
BOA NOITE EU ESTOU COM POBLEMA COM MEU GATO DE UM ANO E 7MESES APARTIR DAÍ ELE COMEÇOU APRESENTAR ESTES DISTÚRBIO DE HIPERESTESIA FELINA EU ESTOU COM DÓ DELE JÁ NÃO SEI QUE PENSAR PORQUE TINHA PARADO ESTAS CRISE QUE NA PREMEIRA VEZ FOI 4 MESES ATRÁS E AGORA NESTE MÊS DE AGOSTO VOLTOU DE NOVO SÓ QUE AGORA NÃO PAROU MAIS.... AS CRISES SEGUE ...